Mídia offline: 3 momentos em que ela traz mais retorno

11 de dezembro de 2017

Mídia offline: 3 momentos em que ela traz mais retorno

Mídia offline traz mais retorno em situações em que credibilidade é fator decisivo.

Uma dúvida frequente que sempre surge entre as empresas é: mídia offline traz mais retorno? Esse questionamento se deve principalmente ao fato de que a mídia online tem ganhado bastante destaque nos últimos anos. Com isso, o offline passou a ser visto com certa desconfiança e os investimentos passaram a se concentrar cada vez mais no digital em termos de volume, ou seja, um volume maior de ações com menos investimento em relação ao offline, cuja cota de dinheiro necessária é maior.  

No entanto, o poder da mídia offline não pode – e não deve – ser menosprezado. Segundo dados oficiais do Governo, 58% da população brasileira está conectada a internet. Isso quer dizer existem outros 42% que não estão no mundo digital. 

Assim, cria-se um ambiente de bastante oportunidade para as marcas que decidem investir nas mídias tradicionais. Além disso, existem algumas situações em que a mídia offline traz mais retorno do que o digital.  

Para entender mais, trouxemos 3 exemplos de momentos em que a mídia offline traz mais retorno que o digital. Veja só: 

  • Mídia offline durante eventos 

Quando falamos de eventos, quase sempre a afirmação de que a mídia offline traz mais retorno se confirma. Isso porque o público que está no local está vivendo uma situação real. Assim, está mais suscetível a receber coisas físicas de publicidade, como panfletos, informativos ou brindes. 

Além disso, essas ações são mais facilmente gravadas na memória da pessoa, porque ela irá associar o momento e a situação à sua marca. Por isso, nessa situação, vale apostar nessa mídia mais tradicional e próxima do público. E nada impede você de usar o digital na estratégia também – para potencializar os resultados.  

  • Produtos que precisam ser experimentados 

Embora o mercado de e-commerce esteja crescendo cada vez mais, muitas pessoas ainda têm certas resistências em fazer compras online. Isso porque embora esse tipo de compra tenha inúmeras facilidades, um fator ainda é decisivo nesses casos: a possibilidade de experimentar. 

Produtos novos e diferentes normalmente despertam a curiosidade do consumidor. Mas nada substitui as sensações que ele tem ao tocar e experimentar esse produto. Por isso, em alguns casos, ações de marketing offline que incluam entrega de brindes e amostra grátis podem ser muito eficazes e trazer ainda mais retorno do que algo apenas digital.  


 

  • Para posicionar uma nova marca  

Um dos momentos em que a mídia offline traz mais retorno é também quando é preciso posicionar uma nova marca. Isso porque embora tenha algumas diferenças de mensuração, por exemplo, em relação ao digital, essa mídia tradicional tem algo muito forte: credibilidade. 

Principalmente no Brasil, a TV e o rádio ainda têm um bom alcance e atingem uma grande parte da população de forma eficaz. A penetração da rádio chega a 69,4% dos domicílios e da TV a 97,1%, de acordo com o Grupo de Mídia São Paulo.

Como dissemos acima, quase metade dos brasileiros não tem acesso à internet. Isso faz com que uma campanha consiga apresentar uma nova marca, posicioná-la e colocá-la na lembrança das pessoas, que futuramente poderão ser consumidores da marca. Investir nessa mídia tradicional garante um bom alcance e uma credibilidade que muitas vezes não existe no digital. 

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