Agência de publicidade especializada em varejo: como funciona?

2 de julho de 2018

Agência de publicidade especializada em varejo: como funciona?

Saiba como funciona uma agência de publicidade especializada em varejo e como ela pode ajudar seu negócio. 

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing, é imprescindível que a equipe saiba como funciona uma agência de publicidade. Isso porque, embora você tenha contato com essa área, entender este funcionamento pode facilitar seu trabalho em conjunto e ajudar a criar estratégias mais específicas e eficientes para o varejo.  

Uma agência de publicidade especializada em varejo tem um tipo de organização muito particular e específico. Isso porque, para elaborar todas as estratégias e produzir os materiais com a agilidade que este mercado exige, uma agência precisa ser organizada e coordenar todo o fluxo de processo criativo. Assim, o material passa por diversas pessoas, processos e departamentos até chegar ao cliente – dentro do prazo.  

Por isso, vou te apresentar a seguir, de forma bem resumida, a estrutura de departamentos para que você entenda como funciona uma agência de publicidade especializada em varejo e tenha mais tranquilidade quando forem contratar os serviços de uma. Veja só:  

Atendimento  

O departamento de atendimento é o responsável pelo contato do cliente com a agência. Ele faz o intermédio entre todos os tipos de serviços solicitados pelo cliente, como demandas, briefings, alterações e aprovações.   

Através deste departamento, o cliente fará todo o contato e será atendido quando precisar. Embora possam existir outros pontos de contato, é imprescindível, tanto para controle do cliente quanto da agência, que eles se concentrem no atendimento, de forma a manter tudo registrado e organizado.  

Planejamento  

Depois de passados briefing e demandas através do atendimento, é a hora do departamento de planejamento começar a trabalhar. Ele definirá os tipos de campanha, posicionamento, objetivos, personas e estratégias que serão adotadas pelas campanhas e produtos que serão desenvolvidos pela agência.   

Para que o trabalho do planejamento seja feito, podem ser necessárias reuniões de alinhamento. Dessa forma, ele consegue extrair do cliente tudo aquilo que deseja e também entender melhor quem é a marca e em qual mídia vale mais a pena investir, por exemplo.   

As estratégias podem ser aprovadas pelo cliente previamente para, só então, passarem para os demais departamentos e começarem a ser executados.  

 


 

Redação  

A área de redação é responsável pelo conteúdo das campanhas. Após o planejamento definir toda a estratégia que será seguida pela campanha, cabe à redação redigir os textos necessários. Este departamento trabalha lado a lado com a criação, já que muitas vezes texto e imagem precisam ser desenvolvidos juntos para que conversem entre si em perfeita harmonia na campanha.  

Além disso, essa área também pode ser responsável pela revisão de textos e peças publicitárias antes de envio para o cliente e também antes da veiculação ou impressão.  

Criação  

A criação é responsável pelo desenvolvimento da parte gráfica e visual da campanha. Dessa forma, esse departamento faz toda as partes relacionadas à imagem e layout das peças, sejam elas de qualquer tipo.  

Esse é um departamento que exige bastante criatividade e inovação e, portanto, profissionais com bagagem e experiência. Isso porque, a parte visual, pode ser determinante para o sucesso de uma campanha, já que muitas vezes é o que atrai primeiramente o olhar do shopper 

Mídias  

Depois de definidas as estratégias e produzidas todas as peças, é hora de divulgá-las. Para isso, uma agência de publicidade normalmente conta com um profissional de mídia. Ele será o responsável por fazer o contato com os veículos de mídia e estudar a melhor estratégia de divulgação e que tenha o melhor custo-benefício.  

O principal diferencial de uma agência especializada é a compreensão de que, no varejo, as metas são muito mais agressivas, o tempo de execução é sempre menor – já que as campanhas são de curto prazo – e o foco é maior nas vendas, de um modo geral. Tendo isso em mente, o trabalho fica direcionado para ações de maneira mais rápida e focada na necessidade do mercado e do cliente, aumentando as chances de obter resultados mais efetivos.  

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