Black Friday: a data que movimenta o varejo nacional

1 de dezembro de 2018

Black Friday: a data que movimenta o varejo nacional

Sextas-feiras geralmente são bem agitadas quando o assunto é varejo, mas há uma sexta em especial que mexe com todo o segmento uma vez ao ano: a Black Friday. Mas nem sempre foi assim. Em 2014, apenas 27% dos brasileiros sabia do que se tratava a Black Friday. Hoje, esse número aumentou para 99,5%! 

A prova desse aumento foi a última Black Friday, que vendeu cerca de R$2,1 bilhões! 

Para sair na frente e entender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor brasileiro, aqui estão alguns dados muito importantes para planejar seu plano de ação na Black Friday deste ano: 

BLACK FRIDAY: A ÉPOCA DO “EU MEREÇO” 

A data vem crescendo a cada ano, assim como o discurso “eu mereço”, que é muito alto nessa época do ano! Isso porque o consumidor aproveita promoções de grande porte para consumir aquilo que desejam, não necessariamente o que precisam. 30% das pessoas acreditam que a Black Friday é a chance de comprar aquilo que deseja há muito tempo, 15% fazem compras para o fim de ano. 

Por isso é fundamental que seu varejo tenha um plano de ação bem estruturado, para enfatizar o merecimento do shopper e a oportunidade única de preços tão imperdíveis! 

ON + OFF 

Mesmo com 6 milhões de e-shoppers, a experiência online + offline ainda é muito importante para o consumidor. 38% afirmam ter feitos compras offline na Black Friday de 2017, principalmente nas categorias: 

Alimentos (81%) 

Móveis (61%) 

Bebidas (57%) 

Além disso, 86% preferem fazer pesquisas de preço offline.  

A integração do Omnichannel ajuda nas compras físicas através de aplicativos, por exemplo, para facilitar o processo sem perder a experiência de compra no PDV.  

CONSUMIDOR MAIS EXIGENTE E ATENTO 

Apenas 6% das pessoas não pesquisam antes de comprar no Black Friday. 20% pesquisam muitos meses antes, 26% 1 mês antes, 14% 15 dias antes, 22% nos dias que antecedem e 18% no dia.  

O consumidor está cada vez mais exigente e buscando diversas alternativas para buscar e comparar preços, para evitar qualquer tipo de enganação ou desperdício.  


 

É TEMPO DE ARRISCAR 

Nesta data, o consumidor está mais disposto a arriscar e comprar marcas não tão conhecidas. Essa é a chance de iniciar um bom relacionamento e trabalho de branding. 18% das compras na Black Friday foram feitas em marcas inéditas para os consumidores. 78% voltaram para comprar dessa marca depois da Black Friday.  

PONTOS PARA FICAR ATENTO 

Com a integração on + off, atente-se à:  

  • Velocidade do seu site;  
  • Tenha pessoas nas plataformas e redes sociais sempre dispostas a ajudar e responder os consumidores que estão pesquisando pela internet;  
  • Prepare sua equipe de vendas e tenha reforço; 
  • Planeje antes e entenda o comportamento de compra do seu público-alvo. 

Lembre-se: não é uma sexta, é a abertura de uma temporada de compras! 38% das compras no último Black Friday não foram feitas nem na quinta nem na sexta.  

Essa é a abertura das portas para Cyber Monday, 13º, Natal, Ano Novo e saldão! E você? Está preparado para começar essa temporada com o pé direito?  

Fonte: informações via Think With Google 

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