Convergência de mídias e o Marketing de Varejo

20 de agosto de 2018

Convergência de mídias e o Marketing de Varejo

Convergência de mídias se tornou a principal aliada do varejo 

Vivemos em uma era na qual já se tornou impossível ignorar a invasão digital em todos os setores do mercado. Isso significa que temos duas alternativas para lidar com este cenário: ou vemos o online como principal concorrente do offline, ou unimos os dois para alcançarmos resultados ainda melhores. Obviamente a convergência é a mais indicada, principalmente quando o assunto é varejo.  

Novo perfil de consumidor 

Pensando no comportamento dos novos consumidores, eles são resultado da convergência entre esses dois mundos, mais conhecidos como “consumidor centauro”, pois não se definem como e-consumer nem como traditional shoppers.  

Eles ainda preferem vivenciar a experiência de compra no PDV, ainda mais quando aliada à facilidade e agilidade da tecnologia.  

É aí que entra a convergência de mídias.  

Um grande exemplo é a Amazon, que está prestes a se tornar a empresa com maior valor de mercado do mundo. A gigante do e-commerce abriu uma loja física para proporcionar uma nova experiência de compra aos seus consumidores. 

Segundo o NRF Retail’s Big Show 2018, a principal preocupação do shopper, hoje, é com a economia de tempo, e isso tende a aumentar. As gerações que estão chegando são seus futuros consumidores, já pensou nisso? 

Eles já nascem com a urgência da internet, que traz tudo que necessitam, a hora que necessitam. São filhos da efemeridade, insaciáveis, impacientes e curiosos! Por isso, proporcionar uma compra que economize tempo e agilize o processo, sem perder a experiência, é o grande diferencial. Para isso, o OmniChannel é uma ótima alternativa, que vem crescendo a cada ano! 


OMNICHANNEL 

Principal e já conhecido, o OmniChannel não é novidade para ninguém! Ele passou de um diferencial para uma obrigatoriedade. Mesmo existindo há tempos, o que destaca o OmniChannel de um varejo para outro é a maneira como ele é explorado. É possível usar dados do CRM para impactar o público-alvo com campanhas personalizadas e mais certeiras; agilizar o processo de compra; permitir a rapidez da compra online com a experiência física no PDV, entre outros. 

Segundo uma pesquisa global para compreender como será o OmniChannel em 10 anos, realizada pela empresa de pesquisa e tecnologia, Zebra, 78% das empresas conseguirão entregar os produtos em até duas horas em 2028 e 86% pretendem implementar um e-commerce com retirada de produtos no PDV até 2019! 

Os resultados mostram, também, que 70% dos varejistas acreditam que os PDVs, cada vez mais, se transformação em centros de recebimento e estoque de produtos. 

Cada vez mais o varejo está se esforçando para tornar o PDV parecido com o universo online e vice-versa, sem perder suas respectivas peculiaridades, pensando sempre em atender a urgência que faz parte do DNA do varejo, em ambos os universos! 

E você? O que está fazendo para aproveitar o melhor dos dois mundos e criar um outro completamente novo e atrativo para seus consumidores? 😉  

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