A experiência digital no PDV é cada vez mais demandada e valorizada pelos clientes. Sua empresa está pronta para essa realidade? Descubra a seguir!

À medida que a tecnologia avança, nossa rotina e cultura se adaptam naturalmente. Por exemplo, há 5 anos, você não se imaginaria fazendo compras utilizando um relógio, certo? Esse avanço é rapidamente incorporado pela sociedade, inclusive, durante o ato de compra, como ocorre por meio da experiência digital no PDV.

Esse recurso é muito apreciado pelos consumidores modernos e as companhias inovadoras já estão de olho em estratégias para proporcionar uma boa experiência digital. A tecnologia pode tornar processos mais ágeis, aumentar a interatividade, solucionar problemas, personalizar atendimentos e trazer diversas vantagens para o seu negócio.

Embora muita gente pense que tudo isso está distante da nossa realidade, para ter sucesso já no presente é fundamental trazer a tecnologia para dentro das lojas e investir na experiência digital no PDV. Afinal, o varejo está sempre se reinventado.

Neste artigo, vamos abordar as tecnologias que já são realidade no varejo brasileiro e as vantagens delas para o seu negócio. Acompanhe a seguir.

Por que investir em experiência digital no PDV?

Investir na percepção do consumidor deixou de ser um diferencial competitivo. Hoje, empresas que desejam obter crescimento devem se dedicar à otimização de certos detalhes como abordagem, sensações e contato entre o consumidor e o produto ou serviço.

Nesse último fator, a tecnologia é ainda mais aplicável, pois, por meio da experiência digital no PDV, é possível personalizar o atendimento, transmitir sentimentos muito próximos do real, aumentar a interatividade, integrar canais online e a mídia offline e oferecer a oportunidade para que os clientes experimentem os produtos.

Como tornar o PDV digital?

O consumidor moderno valoriza a oportunidade de vivenciar o PDV de modo mais profundo. Isso significa que é preciso investir na convergência de mídias, estimular os seus sentidos e permitir que ele toque, sinta, interaja, prove, veja e escute durante a visita à loja.

A experiência digital no PDV torna o contato mais íntimo e favorece a percepção da marca, tornando o cliente mais suscetível à compra e consciente em relação aos benefícios e às funcionalidades do produto.

Conheça algumas ferramentas que permitirão que os seus consumidores experimentem as novidades do mundo digital em primeira mão:

  • Digital signage: a experiência digital no PDV pode ter a “cara” do negócio. Por meio dessa ferramenta, é feita uma imersão em telas para reforçar a marca, construir uma comunicação e intensificar mensagens da empresa.
  • Realidade aumentada: o comportamento de compra também pode ser impactado por recursos holográficos. Essa ferramenta pode ser empregada para que os consumidores interajam com produtos, com o ambiente ou até mesmo com a vitrine.
  • Recomendações personalizadas: aplicativos que usam motores de inteligência artificial são ideais para oferecer descontos personalizados e recomendar produtos que estejam alinhados ao perfil do cliente e a seu histórico de compras. Excelente oportunidade de negócios para o Natal, não é mesmo?
  • Self-checkout via mobile: essa ferramenta torna a experiência digital no PDV mais prática, evitando filas e agilizando o processo de compra, valorizando, assim, o tempo dos seus clientes.

A experiência digital no PDV já é uma realidade no varejo. Utilizar as novas tecnologias é uma forma de otimizar o processo para os clientes e fortalecer o branding do seu negócio!

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