A inovação no marketing de varejo não é somente uma tendência, mas uma realidade do mercado. Sua empresa está preparada para isso? Descubra a seguir!

Inovação no marketing de varejo

O universo do varejo jamais foi o mesmo após a inclusão digital ou, pelo menos, essa foi a impressão que muitos empreendedores tiveram quando descobriram as plataformas de e-commerce. Mas a inovação no marketing de varejo fez com que pontos de venda e contato se renovassem além disso.

No artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre as inovações na maneira de fazer o marketing no ponto de venda. Não se trata de futurologia ou de previsão de tendências, mas uma inovação no marketing de varejo que já existente na prática.

Confira alguns exemplos!

Realidade aumentada

Objetos virtuais e reais, graças a tecnologias de ponta dos smartphones, podem oferecer uma experiência diferenciada de compra. A realidade aumentada é uma inovação no marketing de varejo com o objetivo de agilizar e transformar a jornada de compra do cliente.

Lojas de roupa, por exemplo, podem exibir e atualizar catálogos personalizados para diferentes perfis ou mesmo fazer com que os clientes, ao escolherem um traje, por meio da tecnologia, possam ver como ele ficaria em seu corpo. Isso pode ajudar a alavancar as vendas por impulso e o valor do ticket médio, ao demonstrar combinações de looks, por exemplo.

Chatbots e inteligência artificial

A tomada de decisões independentes por máquinas se aperfeiçoou. Em atendimento ao cliente, isso já se mostra possível por meio dos chatbots, que respondem e aprendem com experiências passadas.

A inovação no marketing de varejo com inteligências artificiais está em como fazer um banco de dados atraente. O machine learning, isso é, um sistema de aprendizado auto gerenciado por máquina, pode fazer com que as sugestões de consumo surjam no momento certo. Tudo isso de forma automatizada e impulsionando o relacionamento com os clientes e suas vendas!

Experiência omnichannel

Investir na inovação no marketing de varejo significa entender o consumidor. Nesse contexto, omnichannel nada mais é do que a promoção de uma experiência integrada e relevante a partir da compreensão de seu público.2014

Para o varejo, isso é um grande alerta sobre o mito de que pontos de venda físico estão mortos. O omnichannel busca, justamente, potencializar seus canais, tornando a experiência do consumidor única, consistente e diferenciada.

Integrando universos com a inovação no marketing de varejo

O marketing digital, de modo geral, já reconhece que o lucro e o sucesso dos negócios estão vinculados às experiências personalizadas proporcionadas ao cliente. Isso se aplica na inovação no marketing de varejo percebida em todas as estratégias e, claro, vai além do digital.

No mundo físico, mídias com reconhecimento facial já foram experimentadas. E a tendência é que isso se torne cada vez mais comum – da mesma forma que anúncios publicitários de remarketing buscam trazer o cliente de volta para um site.

Inovação no marketing de varejo é fazer com que esses universos sejam tratados da forma que são vistos e aprimorando suas potencialidades. As novas gerações não diferenciam mais offline e online. Portanto, é preciso ser consistente, atualizado e estar preparado para essa realidade!

Gostou do assunto? Quais inovações no marketing de varejo conversam melhor com seu negócio?  Baixe gratuitamente o e-book Em Terra de Mídia Online A Inovação é Offline e entenda esse fenômeno!14

Compartilhe!