Investimento em marketing de varejo compensa muito para empresas que querem crescer, consolidar e destacar-se no mercado.  

Ao programar os custos para um ano, qualquer líder de empresa pode se perguntar: investimento em marketing vale a pena? Ou até que ponto é válido investir em determinada situação? Infelizmente, o marketing ainda é um dos primeiros a sofrer com cortes em momentos de reajustes no orçamento.   

Isso acontece, principalmente, porque os profissionais muitas vezes têm dificuldades em provar que investimento em marketing vale a pena. Como isso pode ser feito, então? Será que para qualquer empresa é importante investir no setor?   

É possível responder a essa pergunta de forma simples. No mundo todo, temos diversas empresas globais e que possuem produtos mundialmente conhecidos. Esses produtos são chamados no marketing de “vaca leiteira”, porque conseguem ser vendidos em grandes quantidades sem esforços da marca, pois eles já caíram no gosto do público.   

No entanto, você pode observar que até mesmo esses produtos e essas marcas investem em marketing. Sabe por quê? O investimento traz benefícios a curto e longo prazo, que vão muito além da simples venda de um produto/serviço.   

#O que uma empresa pode ganhar com investimento em marketing?   

O investimento pode trazer retornos inestimáveis para a empresa, como:   

Visibilidade   

Se a empresa não investe em marketing, ela não será vista pelas pessoas. Mesmo com um ótimo produto, se a empresa não tiver visibilidade, ninguém saberá o que ela está oferecendo ou mesmo que ela existe.   

Por isso, um dos benefícios de se investir em marketing continuamente, é tornar a marca visível para o público. Com a grande variedade de ofertas e marcas, sua empresa pode passar despercebida pelo consumidor se não tiver uma comunicação eficiente e de destaque.   

Lembrança   

Hoje em dia, as pessoas estão expostas a diversos tipos de comunicação durante todo o tempo. Em casa, na rua, no trabalho, ao passear, ao estudar ou em diversos outros lugares. Mas isso não quer dizer que elas não possam ser impactadas pela sua marca e guardar na memória o nome, o produto ou o visual da sua empresa.   

Imagine uma pessoa que passa pela loja e bate o olho na fachada e vitrine. No momento, ela pode não estar interessada no seu produto e simplesmente passar reto. No entanto, enquanto conversa com um amigo, ela pode lembrar da sua marca e sugerir ao amigo, dizendo que lembra de ter visto tal produto oferecido na vitrine da sua empresa.   

Essa “lembrança” de marca nem sempre é fácil de ser conquistada, mas é muito eficaz na atração e fidelização de clientes. Ela depende, principalmente, de investimento em comunicação e propagandas, que são feitos para impactar o público da maneira correta.   

Credibilidade   

Ainda hoje, a mídia offline e a propaganda em geral, tem grande influência e poder de atingir o público em massa, principalmente no PDV. Por isso, é a mídia que mais recebe investimentos, mesmo com a grande concorrência da internet. No entanto, mais do que ganhar visibilidade e conversar com a grande parte do público, esse tipo de mídia oferece outro benefício para as empresas: a credibilidade.   

Como grandes veículos de mídia estabelecidos há muito tempo, esse tipo de mídia é visto com grande credibilidade por parte da maioria da população. Por isso, as empresas que investem nisso ficam com uma imagem de negócio estruturado, experiente e de líder de mercado. Isso pode ser muito positivo para sua empresa em termos de posicionamento e diferenciais em relação à concorrência.   

E você, está investindo em marketing de varejo?   

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