Investimento sem retorno é desperdício, certo? Mensurar os resultados após qualquer tipo de investimento é essencial para a saúde do seu negócio.

Investir em marketing de varejo é uma obrigação para quem quer se manter no mercado. Mas você sabe como mensurar os resultados do marketing de varejo na sua empresa?

Avaliar os resultados por meio de métricas pré-definidas ajuda a calcular o sucesso (ou não) da estratégia utilizada. Para acabar de vez com as suas dúvidas, descubra agora como fazer a mensuração correta e as principais métricas do marketing de varejo.

Quais os benefícios de mensurar o marketing de varejo?

O principal benefício é saber se sua ação está trazendo lucro, sem dúvidas.

Mas além dele, a análise do marketing de varejo pode trazer outros dados importantes sobre o seu negócio e até mesmo sobre o seu produto, o que ajuda a alinhar as estratégias em todas as áreas do negócio.

De nada adianta planejar uma ação e depois não saber qual foi o resultado dela.

Toda ação de marketing deve ter objetivos:

  • Específicos: ter claro o objetivo da ação de marketing é o primeiro passo para poder avaliá-la depois.
  • Mensuráveis: para que possam ser medidos e avaliados de forma precisa e possível.
  • Atingíveis: não adianta nada criar um objetivo impossível de ser alcançado. Ser realista é muito importante para o sucesso da sua ação de marketing de varejo.
  • Relevantes: sua meta precisa ter algum motivo para o seu negócio. Não adianta colocar métricas que são impossíveis de mensurar dentro da sua área.
  • Com Tempo: as ações precisam ter um tempo bem definido para que possam ser avaliadas com periodicidade.

E como medir resultados?

Para que a análise das ações de marketing de varejo sejam mensuradas, é necessária a definição de certos KPIs (Key Performance Indicator), que definem quais dados serão analisados.

Conheça os 5 principais indicadores de performance:

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

O CAC calcula quanto foi gasto pela empresa para conseguir cada novo cliente.

Para se chegar ao resultado basta dividir o quanto foi investido pelo número de novos tickets.

Na área de marketing, além dos salários dos funcionários, gastos com promoções, eventos e mídias pagas, por exemplo, também devem ser contabilizados.

O resultado do CAC deve ser inferior ao ticket médio dos clientes para demonstrar o sucesso da estratégia.

Tempo de permanência na loja

Essa métrica é muito importante em vários aspectos. Além de demonstrar se as suas ações de marketing estão funcionando, ela fornece dados importantes sobre a experiência do usuário com seu atendimento.

Um tempo maior de permanência significa a oportunidade de realizar ainda mais cross sellings e criar um elo emocional ainda maior com seu consumidor.

Taxa de Conversão

Saber quanto tempo seu cliente está passando dentro da loja também ajuda a medir a taxa de conversão que revela quantas pessoas efetivamente fecharam a compra após a entrada no seu PDV.

Esse KPI também revela dados importantes sobre a experiência do cliente dentro da sua loja.

Caso esses números não estejam satisfatórios, vale avaliar como está o treinamento da equipe, o visual merchandising e outros itens relacionados a atração dos consumidores e ao aumento do tempo de permanência na loja.

O cálculo é feito diretamente pela divisão entre o número de visitantes durante determinado período e as vendas realizadas.

Ticket Médio de Vendas

Esse KPI demonstra o quanto cada cliente gastou em média a cada compra. Ele pode demonstrar os resultados de suas ações de cross selling, além de revelar quais os itens tem mais resultados, ajudando a medir a evolução do seu negócio.

ROI (Retorno sobre Investimento)

Essa sigla é bastante conhecida por qualquer empreendedor.

O ROI (Return On Investment) é a taxa que determina qual o resultado direto de um investimento em uma área da empresa. No marketing de varejo, o ROI demonstra quanto de lucro o investimento em determinada ação gerou para a empresa.

É um dos mais importantes indicadores para o marketing de varejo, já que demonstra o resultado final e definido do lucro obtido em determinado período.

Para obter os dados, basta dividir o total do faturamento de determinado período pelo investimento feito em marketing. Não se esqueça que o investimento deve contabilizar todos os gastos com as ações realizadas no intervalo.

Agora que você já conhece os indicadores e os benefícios que a análise dos resultados do marketing de varejo traz para a sua empresa, comece a mensurar os seus e defina a estratégia para alavancar suas vendas.

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