Marketing Sazonal: planejando campanhas de sucesso

24 de julho de 2018

Marketing Sazonal: planejando campanhas de sucesso

Agora que a Copa do Mundo acabou, é preciso continuar investindo em Marketing Sazonal e se programar para as próximas datas comemorativas, importantíssimas para o varejo! 

Mas como? Antes de começar, é fundamental que você tenha em mente o que é este conceito.  

Marketing Sazonal diz respeito às vendas que variam de acordo com determinadas épocas do ano. A sazonalidade pode e deve ser muito bem explorada em datas comemorativas, para que seu varejo faça ações que ajudem a alavancar as vendas nestas datas em específico.  

Para que seja uma estratégia eficiente, é preciso de um planejamento muito bem estruturado, olha só: 

Escolha as datas e comece o planejamento com antecedência 

Primeiro, liste todas as datas comemorativas que conversam com seu público-alvo e são grandes oportunidades para seu varejo, levando em consideração as principais para o setor, que, no segundo semestre, são: 

  • Agosto – Dia dos Pais 
  • Outubro – Dia das Crianças  
  • Novembro – Black Friday  
  • Dezembro – Natal e Ano Novo 

Depois disso, comece a planejar cada ação com antecedência! Para que seu público seja impactado, leva tempo, então crie estratégias para chamar a atenção do shopper e deixá-lo em alerta sobre o que está por vir. Promoções, descontos especiais, seja a ação que for, crie um planejamento para isso!  

Além disso, é importante ter uma meta muito bem definida! Qual seu objetivo? Aumentar vendas? Engajamento? Liquidar o estoque? Um foco bem definido ajuda a ter ações mais estruturadas e a mensurar o resultado com mais precisão. 


Defina uma mensagem para cada campanha 

Como em qualquer campanha, no Marketing Sazonal não pode ser diferente. É preciso definir qual mensagem você quer passar, quais sentimentos quer despertar no shopper, e, principalmente, como fará isso de acordo com os interesses do seu público-alvo e da sua campanha! 

Faça um cronograma completo 

O ideal ao planejar uma ação é sempre fazer o cronograma do fim para o começo. Por exemplo, a Black Friday cai no dia 23 de novembro, portanto, X dias antes é preciso que tal ação esteja pronta, para isso, X meses antes, é preciso fazer tal coisa, e assim por diante…  

Dessa forma, você consegue estabelecer os prazos e determinar as ações com precisão! 

Levante os recursos e busque parceiros 

Agora com os objetivos e datas estabelecidos, está na hora de levantar todos os recursos necessários para colocar a estratégia em prática, como mão-de-obra, estoque, ações no PDV, design do site e etc… 

É uma boa hora para procurar parcerias que, além de enriquecer a campanha e passar credibilidade, todos os lados saem ganhando!  

Não tenha medo de mudar 

Se algo planejado no início não está dando certo, não tenha medo de mudar o plano original e se adaptar (dentro do possível) para que não interfira por completo! 😉  

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