Entenda o que é omnishopper e atualize o seu negócio!

A internet, sem dúvidas, tem mudado a vida de muitas pessoas desde seu surgimento em meados dos anos 90. A World Wide Web redefiniu a forma como as pessoas trabalham, interagem, estudam, divertem-se e, obviamente, consomem produtos e serviços.

Dentro desse contexto, tem surgido um novo tipo de consumidor: o omnishopper. Se você nunca ouviu falar nesse termo, então preste atenção, porque pode fazer a diferença no seu comércio varejista.

O que é omnishopper?

Omnishopper é um novo tipo do consumidor que compra dentro e fora da internet. Uma característica do seu comportamento de compra é que ele procura se informar profundamente acerca do produto/serviço e da marca antes da decisão final.

O termo deriva do conceito Omnichannel, que é a integração completa entre os diversos canais da empresa, ou seja, online e offline!

Por exemplo, você pode fazer suas compras em um supermercado da sua cidade, usar o aplicativo da empresa para conferir quais produtos estão em promoção enquanto está na loja física, agendar um horário para passar os produtos no caixa e, se faltou algo na loja, pode fazer um pedido no e-commerce da marca.

Depois, ainda pode deixar um comentário sobre o serviço nas redes sociais. Viu como está tudo conectado?

Portanto, o omnishopper é um comprador multicanal, que pesquisa sobre a marca e o produto, compara preços e opções entre diversos estabelecimentos, além de examinar opiniões de outros clientes — e oferecer a sua, claro.

E um detalhe importante: o perfil omnishopper tende a gastar 7% a mais nas compras online e 44% a mais no varejo tradicional, segundo o estudo The Shopper Story, publicado no site Ubots.

Como o comportamento do omnishopper influi nas vendas do comércio varejista?

Em geral, o primeiro contato do omnishopper com a marca é offline, isto é, de forma física — embora o processo inicial online também seja comum.

Depois, ele pesquisa até chegar no momento da decisão final de compra, seja online ou na loja física.

Porém, desde que ele conhece a marca até o momento da compra, existem diversos estágios dos quais você precisa estar ciente, mas não se preocupe, vamos ajudá-lo(a) a saber mais sobre os principais pontos.

Presença multicanal

Se seu comércio quer atender às necessidades dos novos tipos de consumidores, precisa ser multicanal, isto é, estar presente online e offline.

Portanto, é importante que sua marca seja coerente em todos os âmbitos, ou seja, as informações dos seus produtos e serviços devem estar alinhadas nos diversos canais (estamos falando de estoque, ofertas, tamanho, quantidade, cores, etc).

Atendimento de excelência

É preciso oferecer um excelente atendimento, tanto no ambiente online quanto no offline, ambos coerentes, com a mesma linguagem e tratamento. Afinal, é nesse momento que o cliente tem o contato inicial com a marca e com os seus ideais.

Portanto, tenha funcionários capacitados, atenciosos, respeitosos, alinhados com os propósitos e atualizados para receber seus clientes em todos os canais.

Além disso, já dissemos que o omnishopper pesquisa muito pela internet, então, o que você acha que aconteceria se a experiência de navegação no seu e-commerce ou site da marca fosse ruim?

Ou ainda se a equipe demorar dias para responder uma dúvida nas redes sociais da marca?

As regras comerciais mudaram, e hoje a experiência do usuário é fundamental. Você não tem que ter apenas clientes, você precisa ter fãs e é a experiência do usuário que faz toda a diferença – tanto online quanto no PDV.

Investindo no engajamento

Existem formas práticas e comprovadas de engajar seu cliente.

Por exemplo, a possibilidade de fazer reservas ou pedidos online no seu site para retirar na loja física, ser transparente, oferecer a maior quantidade de informações possíveis. Isso aumenta a confiança.

Além disso, ser humano e empático, tratar o cliente da mesma forma como você gostaria de ser tratado. Isso gera humanização e respeito mútuo.

O diferencial impulsiona os negócios

O Brasil ainda é um mercado emergente quando se trata de compras e serviços online, então é um bom momento para se estabelecer como referência dentro do seu nicho.

Há espaço para inovar e oferecer um diferencial.

Se você entende a importância de seu comércio varejista ser multicanal e estar à frente das tendências, então não deixe de ler nosso post sobre a convergência de mídias para alcançar resultados ainda melhores.

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