Fazer pesquisas é uma das chaves para atingir os melhores resultados no marketing de varejo. Elas são importantes ferramentas para o direcionamento correto das decisões e das ações a serem realizadas nas empresas.

Em um mercado cada vez mais competitivo e com mais concorrentes, investir em pesquisas de mercado pode fazer toda a diferença nas suas vendas.

Como assim?

As pesquisas de mercado ajudam a conhecer de maneira profunda a área de atuação do seu produto ou serviço e, com isso, fazer com que as melhores ações sejam realizadas no momento certo.

Conheça agora os benefícios e como fazer uma pesquisa de marketing de varejo de forma correta e assertiva.

Quais os benefícios de realizar uma pesquisa de marketing de varejo?

As pesquisas são importantes por vários motivos. Entre eles, conhecer melhor seus clientes e consumidores, descobrindo quais as maiores necessidades e desejos em relação a sua área de atuação.

Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil conseguir oferecer seu produto no momento certo e conseguir fechar ainda mais negócios.

Além disso, as pesquisas de mercado são essenciais para as decisões referentes ao direcionamento da empresa.

Conhecer de perto o seu mercado faz com que sua empresa saiba o momento correto de investir em um projeto de expansão ou de marketing, por exemplo.

A pesquisa de mercado traz uma visão clara sobre seus concorrentes e sobre quais ações estão dando resultados ou não, fazendo com que sua empresa consiga “prever o futuro” sem usar nenhuma bola de cristal.

E como fazer uma pesquisa de marketing no varejo?

Existem diversas pesquisas que podem ser realizadas de maneira integrada, cruzando os dados coletados para uma tomada de decisão estratégica.

Buyer Persona

Antes de qualquer tipo de pesquisa, sua empresa precisa saber para quem ela quer vender e saber identificar esses grupos dentro do mercado.

Para isso, a pesquisa para definição da buyer persona faz com que sua empresa mantenha comunicação com quem efetivamente vai fechar negócios, sem perder tempo e dinheiro com canais onde seu produto não tem audiência.

A pesquisa de buyer persona é feita com base em dados de consumidores reais, seus ou da concorrência, que ajudam sua empresa a identificar de maneira assertiva quem são os interessados no seu produto.

Análise de concorrência

Fazer uma pesquisa focada em descobrir como seus clientes comparam seus produtos e os oferecidos pela concorrência é essencial para quem quer se tornar o número um do mercado.

Com esse tipo de pesquisa, analisa-se não só a identidade dos concorrentes, mas principalmente as ações que são tomadas por eles e seu impacto no público.

Ou seja, a comparação entre o que o consumidor pensa a respeito do seu produto e do concorrente: quais pontos fortes, fracos e benefícios que cada um traz.

Esses dados são essenciais para identificar necessidades de modificação na estrutura dos negócios.

Teste de campanha

Fez uma promoção ou campanha de marketing? Analisar os resultados é o primeiro passo para saber se o investimento valeu ou não a pena.

Afinal, para fechar novos negócios interessam as necessidades do seu consumidor e não o que a sua empresa acha que ele precisa.

Pesquisa de satisfação

As pesquisas, antes de tudo, são formas de interação entre sua empresa e o consumidor. E esse relacionamento não pode acabar no momento da compra: pelo contrário, ele deve continuar até que se forme uma ponte para a próxima compra.

A pesquisa de satisfação cumpre esse papel de descobrir o que o seu consumidor ainda busca na utilização do seu produto e serviço, guiando sua empresa para ações efetivas, buscando a manutenção dos consumidores e ainda, potencializar suas futuras vendas.

As pesquisas de marketing no varejo são essenciais para a definição das ações e dos investimentos a serem realizados por cada empresa. Quando feitas com periodicidade e buscando uma análise de dados clara, elas podem mudar o padrão da sua empresa e conseguir trazer mais lucro e crescimento para o seu negócio.

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