A equipe de vendas representa a imagem de um negócio de varejo. Esses profissionais devem se adaptar às mudanças no perfil dos consumidores e ser apaixonados pelo que fazem. Afinal, eles são responsáveis pelo contato com os clientes e pela transmissão da promessa de valor da marca.

Uma equipe de vendas deve encantar, surpreender e proporcionar uma experiência de compra memorável. Mas, para isso, os vendedores devem ser capacitados e os gestores precisam saber extrair de cada um sua melhor performance.

Parece difícil? Saiba agora como reconhecer sinais de que os vendedores estão precisando de ajuda e aprenda como aumentar a produtividade da sua equipe de vendas.

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas

Para manter a motivação dos profissionais, é preciso adotar ações que ajudem a manter o engajamento no longo prazo. Entre elas, destacam-se:

  • Investir em treinamentos.
  • Padronizar as abordagens.
  • Promover sistemas de benefícios e comissões atrativas.
  • Dar feedbacks constantes e construtivos.
  • Estabelecer metas realísticas.
  • Celebrar as conquistas do time.
  • Estimular a competição saudável.

Colocando essas dicas em prática, suas chances de aumentar a produtividade da sua equipe de vendas serão maiores.

A importância de uma equipe motivada e produtiva

Para que o seu negócio cresça e seja lucrativo, você depende dos consumidores. Mas, para atraí-los, não basta apenas ter uma boa vitrine, preços atrativos, uma estratégia de merchandising e produtos diferenciados.

Contar com bons vendedores também é importante, afinal, conforme pesquisa, o vendedor brasileiro está em penúltimo lugar em termos de simpatia no atendimento aos clientes.

Uma equipe de vendas motivada é, portanto, fundamental para que o estabelecimento tenha mais produtividade, conquiste clientes e prospere.

Colocar em prática estratégias que estimulem esses talentos é importante. Afinal, esses profissionais costumam ter grandes ambições e, caso não se sintam desafiados a darem o seu melhor, acabam frustrados. E esse cenário é refletido nas vendas e no atendimento dado aos clientes.

Conheça alguns sinais de que a equipe de vendas está precisando melhorar

Uma equipe de vendas de qualidade resulta na máxima produtividade e, consequentemente, no crescimento do negócio. Mas, para alcançar essa meta, os gestores devem ser capazes de orientar os profissionais, fazer com que eles trabalhem como um time e deem sempre o seu melhor.

Para isso, é essencial saber diagnosticar qualquer sinal de que algo não vai bem com a produtividade da equipe e agir prontamente para eliminar qualquer tipo de desgaste. Conheça algumas situações que podem prejudicar os resultados do seu negócio:

Desmotivação

Sabe quando você passa em frente a uma loja e encontra um “paredão humano”? Toda a equipe de vendas escorada nas prateleiras, conversando, sem parecer notar os clientes? Essa situação desagradável é um indício de desmotivação e prejudica – e muito – a imagem de seu negócio.

Metas fora da realidade, falta de treinamento e ausência de estímulos são alguns dos motivos que podem estar por trás desse problema.

Piora do desempenho de vendas

Quando o time está desmotivado, ocorre um efeito cascata que faz com que a produtividade e os resultados acabem indo por água abaixo.

Uma pesquisa indicou que funcionários mais felizes e motivados produzem 12% a mais nas empresas.

Falta de união entre a equipe

Alguns líderes têm dificuldade de lidar com os vendedores. Afinal, alguns desses profissionais podem ter uma personalidade competitiva e forte. E, sem alguém para controlar os egos, é cada um por si!

Feedback negativo

Os consumidores desejam ter uma experiência única no PDV. Uma equipe de vendas despreparada ou desmotivada é motivo de sobra para reclamações e insatisfações do cliente.

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