Conheça nossas dicas para aumentar suas vendas no PDV!

Uma estratégia de vendas no PDV, ou Ponto de Venda, é de grande importância para aumentar sua receita.

A apresentação, o lugar, o clima criado, absolutamente tudo o que o cliente experimenta e sente no PDV representa sua marca — por isso, qualquer descuido ou falta de atenção pode ter como consequência a perda de uma venda.

Por outro lado, todos os acertos e boas práticas podem significar o incremento nas vendas e a fidelização do cliente!

5 segredos para aumentar as vendas no PDV

Vamos analisar as melhores estratégias e dicas para aumentar as vendas no PDV. Confira!

Conheça os seus clientes

Por que eles estão visitando o seu PDV? Qual é a dor que precisa ser sanada? Do que o seu público-alvo gosta? Quais são seus hábitos? De que forma é possível apresentar o produto ou serviço para que eles entendam que a sua marca é a melhor opção para suas necessidades?

Conhecer o perfil do seu cliente é essencial para oferecer a melhor experiência e apresentação da sua marca. Cultivar a pessoa desde o primeiro momento é meio caminho andado para concretizar uma venda.

Reconheça a importância da equipe

Uma vez identificado e conhecido o perfil do cliente, é hora de capacitar e treinar a equipe para atender às necessidades desse público-alvo.

Se seus funcionários falam a mesma língua que o cliente e geram um sentimento de identificação, eles ganharão sua confiança, um fator que faz diferença no momento de fechar a compra — e voltar à loja futuramente.

Cordialidade, respeito, conhecimento e jogo de cintura são algumas das características que devem ser incentivadas, treinadas e atualizadas sempre.

Posicione os produtos estrategicamente na loja

Existe toda uma parte do marketing (conhecido como Visual Merchandising) que estuda como a disposição dos produtos no ponto de venda pode influenciar na compra. P

or isso, se você quer aumentar suas vendas, definitivamente não pode ficar fora disso.

Estude as zonas “quentes”, ou seja, aqueles lugares com maior fluxo e que podem estimular a compra de algum produto (onde é bom posicionar lançamentos, novidades e produtos com alta margem de lucro).

Tão importantes quanto são as “zonas frias”, que possuem menor fluxo de pessoas (onde podem ficar os produtos básicos ou de maior procura).

Não se esqueça também de ter uma identidade visual atraente, destacando sua marca, bem como uma loja organizada, que facilite a localização e visualização dos produtos.

Saiba o que é marketing sensorial

Como já dissemos no início deste conteúdo, a apresentação, o lugar e o clima do ambiente influenciam a decisão de compra.

Hoje, o marketing sensorial é uma estratégia usada por muitas empresas do mundo.

Conquiste o cliente pelos sentidos.

Grandes empresas como Jaguar ou Land Rover, por exemplo, oferecem drinks para os visitantes. Outras lojas usam um aroma específico para cativar os clientes e associar o estabelecimento a um cheiro.

Faça um exercício: entre no seu PDV e sinta o clima. O que ele transmite para você? É um lugar agradável, limpo, cheiroso, confortável?

Convide amigos e peça sua opinião. Pergunte também aos seus funcionários, afinal eles passam muitas horas do seu dia no local.

Você também pode encorajar que os clientes deixem sugestões ou reclamações para ter esse feedback.

Ofereça descontos e promoções

Examine sua situação e veja o que você pode oferecer a mais.

Ofereça algo que não gere prejuízo para o negócio, mas que adicione valor à compra do seu consumidor: um cartão de agradecimento na sacola, um e-mail de aniversário, um brinde inesperado, etc.

“Recompense” o cliente por ter comprado na sua loja. Surpreenda-o. Tão importante quanto atrair o cliente é fidelizá-lo.

Philip Kotler, o guru do marketing, dizia que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Colocando essas dicas em prática, suas chances de aumentar as vendas no PDV serão maiores. E, caso queira aprofundar ainda mais, leia nosso post sobre os benefícios de investir em marketing de varejo para empresas que querem crescer e se destacar no mercado.

 

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