A ruptura no PDV é um problema sério que pode estar impactando o seu negócio e comprometendo sua lucratividade e participação de mercado.

Neste artigo, descubra o que é ruptura no PDV, quais problemas ela causa no varejo e dicas para combatê-la. Acompanhe a seguir.

O que é ruptura no PDV e por que evitá-la?

Em termos práticos, a ruptura no PDV é caracterizada pela indisponibilidade de determinado produto no estabelecimento. Isso é, uma mercadoria que deveria estar disponível ao seu cliente, mas não está exposta ou não foi reposta. Esse é um grave problema que gera experiências negativas, insatisfação, perda de credibilidade, de vendas e de clientes.

De acordo com dados da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), quando os clientes não encontram no PDV o produto que procuram, 11% deles desistem de comprá-lo e quase 40% vão procurá-lo em outro local.

Dicas para evitar uma ruptura no seu PDV

Para evitar esses problemas causados pela ruptura no PDV, há algumas ações recomendadas. Entre elas, estão:

1. Conheça seus produtos e os hábitos de compra do seu consumidor

Ao saber quais itens têm maior giro e quais apresentam alto índice de procura em seu estabelecimento, você age de modo a evitar uma ruptura no seu PDV. Isso ocorre porque a partir desse conhecimento, você não deixará faltar as mercadorias de alto giro.

  1. Tenha uma boa gestão de estoque

A boa gestão do estoque é a chave para evitar ruptura no varejo. É por meio do controle de tudo o que entra e sai e do giro de cada mercadoria, que você poderá garantir que não faltem produtos em seu PDV.

E para fazer com que, de fato, o produto reposto esteja disponível para o cliente, fazer um bom controle sobre danos e perdas de mercadorias é fundamental.

3. Organize a gestão de trabalho dos promotores e o visual merchandising de seu PDV

Conforme o mesmo estudo da ESPM, 70% dos clientes saem da loja sem ter encontrado o produto porque o item não foi reposto (embora esteja em estoque) ou porque o layout da loja estava confuso e o cliente não conseguiu achar a mercadoria que queria.

Dessa forma, é fundamental desenvolver um layout adequado e adotar técnicas de visual merchandising que ajudem o cliente a fazer seu autoatendimento e encontrar facilmente os itens que ele procura.

Ainda, para que tudo isso funcione, é necessário um trabalho bem alinhado com a equipe de promotores. Eles precisam estar cientes de todas as tarefas de organização e reposição de produtos que precisarão ser feitas a fim de que as mercadorias e os materiais promocionais estejam bem expostos no PDV.

4. Realize auditorias e inventários de maneira periódica

Essa prática é fundamental para evitar ruptura no PDV. É preciso, com frequência, contabilizar as mercadorias, identificar gargalos e agir proativamente para resolvê-los.

Somente por meio da análise das informações é que você poderá detectar situações de risco, como a ruptura no PDV e, a partir disso, desenvolver ações efetivas para garantir estratégias de vendas bem-sucedidas.

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