Você sabe o que é marketing sensorial? E como ele pode ajudar a alavancar suas vendas? Descubra tudo a seguir!

Marketing sensorial: você já ouviu falar? Com ele, as vendas são estimuladas por meio dos cinco sentidos do corpo humano – visão, paladar, olfato, audição e tato.

O objetivo é simples: oferecer ao consumidor uma experiência de compra única e memorável, o que o deixa mais satisfeito e, claro, ajuda sua loja a vender mais.

Neste artigo, compreenda melhor o que é e como aplicar o marketing sensorial em seu negócio. Acompanhe a seguir.

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma metodologia que faz uso de um ou mais de nossos cinco sentidos para atrair, envolver e influenciar o consumidor. Por meio dele, é proporcionada uma experiência de compra mais completa e marcante que ajuda a marca a se conectar mais emocionalmente com seu público.

A importância do marketing sensorial para o seu negócio

A ideia de explorar os sentidos surgiu na Inglaterra, mas ganhou força no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Afinal, já foi comprovado que, por meio dos estímulos, o consumidor pode ser impactado, reforçando o vínculo com as marcas que os utilizam.

Isso significa que o marketing sensorial busca uma ligação emocional mais intensa com os consumidores, despertando o interesse e a curiosidade dos que ainda não conhecem seu negócio, além de fortalecer a sua imagem com seus clientes.

Qual estratégia de marketing sensorial utilizar em seu negócio?

Há diversas formas de aplicar o marketing sensorial em sua loja. Veja, a seguir, como aplicar cada um dos cinco sentidos em sua estratégia.

Visão

A estratégia mais utilizada e comum é aquela que busca atingir a visão do cliente, e isso não é à toa, visto que 70% de nossos receptores sensoriais estão em nossos olhos. Você pode utilizar esse recurso por meio de uma vitrine diferenciada, visual merchandising, iluminação, materiais impressos no ponto de vendas, como mobile, banners, etc.

Olfato

O cheiro é algo bastante marcante. Provavelmente você já sentiu um perfume que lhe lembrou de alguém, certo? Agora as marcas também se apropriaram dessa estratégia. Ao passear no shopping, por exemplo, você percebe que algumas lojas ou alimentos exalam um aroma diferenciado que impacta completamente os seus sentidos e a sua atenção.

Audição

Quando o assunto é despertar o interesse do seu cliente pelo sentido auditivo a ideia é explorar os estilos musicais, sons, volumes, etc. Mas não se esqueça de que, para isso, é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo, caso contrário você pode espantá-lo com algo que ele não aprecie ou que atrapalhe sua experiência de compra.

Paladar

Se a sua empresa vende produtos alimentícios, a ideia de unir o útil ao agradável é uma ótima saída. Ofereça degustação dos seus produtos e aproveite para promover a sua marca.

Mas, ainda que o seu ramo de atuação seja outro, vale a pena acolher o seu cliente. Café, chá, espumante, água, balas e outros atrativos são sempre bem-vindos e os consumidores adoram!

Tato

Neste caso, a palavra de ordem é bem-estar. Maciez nos produtos, locais e estofados aconchegantes para sentar, deitar e até mesmo para uma reunião. Conforto nunca é demais!

Cases de sucesso de marketing sensorial

Dunkin’ Donuts

A marca de rosquinhas conhecida mundialmente é um dos melhores exemplos de marketing sensorial. A empresa optou pela estratégia olfativa.

Além do cheiro característico de suas lojas, a marca instalou um dispensador de aroma em vários ônibus, na Coréia do Norte, que disparavam o cheiro exclusivo do seu café, todas as vezes que a propaganda da empresa era anunciada na rádio interna do veículo. O resultado? Aumento de 29% nas vendas do produto!

Rede de hotéis Marriott

Para melhorar a experiência de seus clientes, a rede usou a tecnologia Oculus Rift – equipamentos visuais que criam cenários virtuais. O intuito era transportar virtualmente os clientes para diferentes destinos de férias como, por exemplo, Londres.

E você, já tem alguma ideia de como utilizar o marketing sensorial para tornar a experiência de compras de seus clientes inesquecível e, ainda, fixar a sua marca na mente dos consumidores? Deixe sua mensagem nos comentários!

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