Campanha de marketing de sucesso tem bom timing e segmentação.  

O que caracteriza uma campanha de marketing de varejo de sucesso? Um buzz enorme ou uma viralização? Nem sempre. Não são todas as campanhas que ganharão prêmios e serão comentadas no país inteiro. No entanto, uma campanha de marketing de varejo de sucesso tem alguns ingredientes que a fazem ser efetiva para a empresa.   

Uma campanha de sucesso precisa, primeiramente, de uma estratégia bem definida e de uma agência especializada em varejo (para apoiar e somar ao trabalho interno). Mas afinal, o que caracteriza uma campanha de sucesso e o que fazer para construir uma? Veja a seguir 5 pontos importantes:   

Timing

Um bom timing é imprescindível para uma campanha de marketing de sucesso, principalmente no varejo em que tudo é muito efêmero e exige muita agilidade a curto prazo. Isso porque, ao falar com o público em um momento oportuno, a chance de chamar a atenção dele é ainda maior. Além disso, existem também grandes chances de, no momento oportuno, o público estar mais sensibilizado, tentado ou com emoções mais à flor da pele, o que muitas vezes é essencial para que a campanha atinja seu objetivo.    

Portanto, saber o momento certo de comunicar-se com o público é o que faz uma campanha de marketing de sucesso. Escolher bem o local, criar uma conexão, um período de tempo e com alguma personalidade que está em destaque na mídia dão exemplos de boas ações.    

Uma boa história   

Hoje em dia, uma campanha de sucesso não é aquela que somente vende um produto. O storytelling chegou forte no mercado publicitário e tem sido muito efetivo para atingir e tocar o público. As pessoas gostam de ouvir histórias.     

Contar uma boa história, que emocione, conecte e toque o público, faz com que a marca seja mais reconhecida e passe também a ser vista com bons olhos. Já foi comprovado cientificamente que mensagens que mexem com o lado emocional do cérebro são mais facilmente lembradas.     

Por isso, histórias reais de clientes, luta por bandeiras de minorias e valorização de determinados públicos têm cada vez mais ganhado espaço em campanhas de marketing.    

Visibilidade 

Entre essas características está, claro, a visibilidade. Uma campanha de marketing de sucesso é aquela que é vista pelo público. Para ter sucesso, uma campanha não precisa, necessariamente, atingir bilhões de pessoas, mas alcançar uma visibilidade que seja relevante para a marca.    

Por isso, quando falamos em alcance, um milhão pode ser muito para uma empresa, mas pouco para outra que já está consolidada no mercado. O importante nesse item é ser relevante e gerar um buzz entre o seu público-alvo.    

Bom foco 

De nada adianta uma campanha ter todos os itens anteriores, se ela não for bem direcionada. Ou seja, ela pode ter um timing perfeito, contar uma boa história e ter uma boa visibilidade, mas ela precisa principalmente ter atingido seu alvo.   

Por isso, uma campanha de marketing de varejo de sucesso precisa ter um foco preciso e uma boa segmentação, impactando e realmente interagindo com aquelas pessoas que interessam para a seu negócio.  

Um bom ROI 

O ROI, que é o Retorno Sobre o Investimento, é um dos medidores para indicar uma campanha de marketing de sucesso. Isso porque uma campanha pode ter trazido bons resultados, mas se os seus gastos foram exorbitantes, essa relação custo/benefício ficou desregulada, correto?    

O cálculo do ROI é feito a partir do Lucro do Investimento menos o Custo, divididos pelo Custo novamente (Li-C=x/C). Dessa forma, ele mede a valorização dos gastos e pode ser um importante indicador financeiro para seu departamento de marketing.    

Uma agência especializada em marketing te ajudará a seguir todos esses passos e atingir o sucesso que sua campanha precisa – e merece. 😉   

 

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